Sobre o projeto

O “Levantamento Conectividade das Escolas” é uma iniciativa da Fundação Lemann e do Instituto Escola Conectada para descobrir quanto custa conectar TODAS as 140 mil escolas públicas do Brasil à internet de alta velocidade.

Para se ter uma ideia do quadro atual, 25% das escolas públicas não têm acesso à internet (Censo Escolar 2020). Mesmo em escolas conectadas, 63% dos professores sentem dificuldade em utilizar a internet na sua prática devido à baixa velocidade da conexão (CETIC; CGI; NIC.BR. 2020).

Complicado, né? Mas quanto custaria para RESOLVERMOS este problema e conectarmos TODAS as escolas públicas a uma internet de pelo menos 100 Mega? Ninguém sabe. Mas com a sua ajuda, vamos descobrir!

O levantamento não tem o objetivo de criar insumos para subsidiar contratações públicas e servirá única e exclusivamente para fins de elaboração, pela Fundação Lemann e o Instituto Escola Conectada, de relatório sobre o custo estimado para conectar as escolas públicas brasileiras à melhor tecnologia disponível.

Neste levantamento, estamos perguntando potencialmente a todos os provedores do Brasil quanto custaria conectar as escolas públicas da sua região. Compilando ess es dados, vamos ter uma boa estimativa do custo total.

Por isso, desde já, agradeço muito a sua participação!

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma organização de filantropia familiar, nascida em 2002, a partir do desejo de construir um Brasil mais justo e avançado. Atua em dois pilares estratégicos, Educação e Lideranças, duas frentes capazes de impulsionar nossa gente e gerar mudanças reais. Apostam em dois momentos importantes da mesma trajetória: pessoas com formação educacional de qualidade que podem se tornar líderes preparados e engajados para contribuir com o desenvolvimento do país.

A missão da fundação é colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de amplo impacto que garantam a aprendizagem de todos estudantes, bem como engajar lideranças comprometidas em resolver desafios sociais complexos do país. Ao fazê-lo, tem como visão um Brasil justo e avançado, onde todos têm a oportunidade de ampliar o seu potencial e gerar impacto positivo no mundo, para levar o país a um salto de equidade.

Para mais informações sobre a Fundação Lemann, acesse:

Sobre o Instituto Escola Conectada

Criado em março de 2021 por iniciativa do Grupo Datora, o Instituto Escola Conectada é uma ONG que tem como propósito impulsionar a transformação da sociedade por meio da conectividade. Seu objetivo é que todas as escolas públicas do Brasil estejam conectadas à internet de alta velocidade (ou seja, com pelo menos 100 Mega) até 2025.

Até o momento, 62 escolas públicas nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco estão sendo conectadas. A internet é fornecida e mantida por provedores parceiros, que disponibilizam a conectividade como forma de gerar impacto positivo na educação brasileira.

Para saber mais sobre o projeto, acesse:

©  escolaconectada.org - 2021